segunda-feira, 30 de maio de 2011

Corrupção/Futebol


Fifa: o poder que emana da bola



O presidente da Fifa, Joseph Blater, demonstrou hoje o poder que a maior entidade do futebol mundial possui. Irritado com as perguntas dos jornalistas sobre os escândalos de corrupção envolvendo membros da entidade - inclusive o próprio Blater e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira – foi ríspido com os jornalistas na sala de imprensa da Fifa, em Zurique, Suiça.
Blatter está sendo acusado de comprar votos para sua reeleição na presidência da Fifa. Pediu veemente respeito da imprensa à “família Fifa”, afirmando que não existe nenhuma crise, e a eleição não será adiada.
“Eu lamento os acontecimentos dos últimos dias que causaram grandes danos da Fifa. Um desapontamento para os fãs do futebol. A Fifa é forte o suficiente para resolver os problemas dentro da Fifa. O futebol não está em crise. Nós não estamos em crise, estamos apenas enfrentando algumas dificuldades que serão resolvidas dentro da nossa família”, discursou Blatter.
O presidente da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), Jack Warner, fez as denúncias sobre as irregularidades na entidade. A Inglaterra, anteriormente, denunciou Blatter e Teixeira por compra de votos na eleição para as próximas sedes de Copa do Mundo da Fifa: Rússia e Qatar.
Um mês antes da Copa de 2010, o economista Stand du Plessis, da Universidade de Stellenbosch, alertou ao jornal Mail & Guardian sobre os riscos que a África do Sul corria. “Alguns desses estádios simplesmente não poderão cobrir as despesas. Por isso trarão prejuízos”, afirmou.
Para a realização de uma Copa do Mundo de futebol da Fifa, o país cede não somente teu território, mas toda uma logística e isenção de impostos. Promessas de que as cidades somente terão ganhos com esse investimento é notório. Só que não é bem assim. A África do Sul, sede da última Copa da Fifa (sim, Copa da Fifa) não obteve a mudança radical do país após a Copa.
O evento custou à África do Sul cerca de US$ 7,3 bilhões. O país ganhou com o turismo, mas agora possui dez “elefantes brancos” (estádios de futebol), que mais dão prejuízo do que lucro. A violência não parou durante a Copa, só não foi noticiada.
São Paulo perdeu a oportunidade de ser sede da imprensa na Copa de 2014. As autoridades constituídas da cidade parecem não se importar com isso. O local poderia ser o Anhembi. Só que o local precisaria ficar livre para a Fifa no mínimos seis meses antes da Copa das Confederações em 2013. A cidade de São Paulo teria que transferir alguns dos eventos do Anhembi para outros locais.
Quarta-feira ocorrerá votação para presidência da Fifa. Joseph Blatter concorrerá sozinho. Isso mesmo, ele é candidato único. Intentará o quarto mandato consecutivo. Seu concorrente, Mohammed Bin Hamman, presidente da Confederação Asiática de Futebol, desistiu da candidatura após denúncias de corrupção. Foi suspenso da Fifa, temporariamente. Jack Warner, presidente da Concacaf, foi suspenso domingo pelo Comitê de Ética da entidade
            Futebol não é somente a alegria do povo. É negócio. Por sinal muito lucrativo.

Nenhum comentário: