terça-feira, 6 de março de 2018

Profecia sobre a Síria em Isaías 17?

Resultado de imagem para SIRIA

*Por Fernando Jesus

Essa profecia de Isaías 17 é provavelmente do ano 735 antes de Cristo (século 8 a.C.). Os israelitas estavam divididos entre Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul). A capital de Israel era Samaria e a de Judá Jerusalém. De forma bem resumida por isso os judeus não se davam bem com os samaritanos nos tempos de Jesus. 

Nessa época Damasco (capital da Síria) e Israel (Reino do Norte dos israelitas) eram aliados contra Judá (Reino do Sul).  A profecia não era somente para os sírios: "Efraim [Reino do Norte de Israel] deixará de ser fortaleza, Damasco deixará de ser Reino..." (Isaías 17.3)

Essa profecia se cumpriu: Damasco (Síria) foi tomada por Teglat Falasar (732 a.C.) e Samaria (capital de Israel - Reino do Norte) por Sargon em 721 a.C. 

Resultado de imagem para SIRIA

Israel (o reino todo) nunca esteve longe do juízo de Deus quando oprimia outros povos: "Visto que despojaste numerosas nações, despojar-te-ão os outros povos que restam, por causa do sangue humano derramado e das violências praticadas contra a terra, as cidades e as populações" (Habacuque 2.8). 

Na onda de fake news (notícias falsas) que proliferam pela internet nos tempos atuais, interpretações equivocadas de profecias bíblicas (fora de contexto) se espalham da mesma forma. 

Portanto, essa profecia de Isaías 17 não se refere à atual situação da Síria. Ela já se cumpriu. Israel também sofreu. A atual situação da Síria (desde 2011) é fruto de um regime autoritário do presidente Bashar Al-Assad, grupos terroristas e paramilitares que brigam pelo poder e com apoio de países poderosos dos dois lados financiando a guerra. O povo sírio sofre tragicamente em meio a tudo isso, não por castigo divino, mas por ações humanas. Oremos pela Síria.  

Resultado de imagem para SIRIA

Nenhum comentário: