sábado, 3 de março de 2018

O Moço Rico, o Perigo das Riquezas e a Parábola dos Trabalhadores da Plantação de Uvas

O Moço Rico e o Perigo das Riquezas

Resultado de imagem para dinheiro jovem
(Foto: Tatyana Tomsickova / Thinkstock)

Texto Bíblico:
Mateus 19.16-30

Qual Palavra Deus me dá hoje?
"Ele perguntou-lhe: Quais? Jesus respondeu: Estes: Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levarás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo" 
(Mateus 19.18-19)

Deus no Texto
*Se revela por meio dos seus mandamentos
*Nos dando a vida eterna por sua graça - não merecemos independente do que venhamos fazer
*Não é bom, mas "O Bom"

Eu no Texto
*Sou uma boa pessoa, guardo os mandamentos, mas não abro mão do meu luxo (riquezas) e outras coisas que me "aprisionam" nesse mundo
*Acredito que me justifico totalmente perante Deus se seguir seus mandamentos - não entendo a graça do Eterno que me salva

O Mundo no Texto
*Ganancia desenfreada
*Incentivo à ostentação
*Mais e mais poder
*Preocupação demasiada com o status
*Superioridade: ser e querer ser mais superior ainda aos outros
*Se apegar aos bens materiais
*Usa as pessoas e ama as coisas (bens materiais)

O que Devo Fazer?
*Conscientizar-me que não levarei riqueza alguma desse mundo após a morte
*Ajuntar em primeiro lugar riquezas no céu: onde o mal não tem domínio
*Seguir os mandamentos de Deus em amor
*Estar disposto a renunciar a mim mesmo em prol do Reino de Deus


Resultado de imagem para vinha
Vinha: plantação de uvas (Foto: Revista Vida Rural)

A Parábola dos Trabalhadores da Plantação de Uvas (Vinha)

Resultado de imagem para vinha
Uvas (Foto: Portal Calendários.info)

Texto Bíblico
Mateus 20.1-16

Qual Palavra Deus me dá hoje?
"Eis como os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos" (Mateus 20.16)

Deus no Texto
*Na parábola dos trabalhadores enviados à vinha (plantação de uvas) Deus é representado pelo dono da plantação
*Não vê a aparência exterior, mas sinceridade, pureza e amor nos corações
*Apresenta a entrada no Reino dos Céus por privilégio (graça) e não por mérito (obras)

Eu no Texto
*Ganancioso
*Egoísta
*Invejoso

O Mundo no Texto
*Competição desenfreada
*Estima os que tem riquezas, alto nível de educação, social e talentos
*Os pouco conhecidos não são considerados importantes

O que Devo Fazer?
*Ser honesto
*Não me considerar superior a outrem por ter emprego ou cargo de sucesso
*Não deixar de compartilhar a graça de Deus por meio de Cristo a todos
*Evitar ter inveja das bençãos que outros recebem


QT Momento Devocional
(Flaviane, Ana & Fernando Jesus)



Nenhum comentário: