quinta-feira, 5 de maio de 2011

Política

Brasil pode ter 2 novos Estados


          Nesta quinta-feira a Câmara dos Deputados aprovou simbolicamente a realização de plebiscitos no Estado do Pará para a criação de dois novos Estados. Serão eles chamados de Carajás e Tapajós, caso o plebiscito os aprove. Ambos seriam separados do Pará. A realização do plebiscito para Carajás já foi aprovada, quanto a Tapajós, ainda voltará para o Senado.
            Foi reservado do orçamento desse ano R$ 8,6 milhões para os plebiscitos, segundo o deputado Giovanni Queiroz (PDT – PA).  Carajás terá 39 municípios, e Tapajós, 27.
            “Tocantins e Mato Grosso do Sul, que foram desmembrados, estão hoje em situação melhor. Tocantins era antes o corredor da miséria goiana”, afirmou o deputado, favorável ao desmembramento.
            “A criação de mais Estados não necessariamente fortalece a federação e melhora o atendimento à população; vai haver uma demanda de aparato administrativo”, afirmou o deputado Chico Alencar (Psol – RJ), contrário ao plebiscito.
            A preocupação do deputado do PSOL é referente aos gastos públicos que virão por atacado: novos governadores, deputados, senadores, secretários, assessores, assembléias, juizados, fóruns, tribunais, prédios, sedes...
            Os reais interesses ainda me são obscuros. Preciso de fato averiguar, mas existem prós e contras nessa questão. A maior preocupação é se tal façanha será de fato útil para o povo. Afinal, democracia é o governo do povo, e esse precisa ser o real beneficiado, e não os interesses de partido A ou B, político de esquerda, direita ou centro. Só que como Papai Noel não existe, e Coelhinho da Páscoa não traz ovo de chocolate, vamos ver o que vai acontecer na terra onde pisou Cabral.    

Nenhum comentário: