segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prisão do diretor do FMI realça o papel do líder

Strauss-Kahn sendo preso nos EUA (Jewel Samad - AFP)

                
               A prisão do dirigente-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), o francês Dominique Strauss-Kahn, nos Estados Unidos, por acusação de agressão sexual e tentativa de estupro contra uma camareira de hotel (e nova acusação de uma jornalista francesa que declara ter sido vítima dele em 2002), fez com que as bolsas de valores pelo mundo tivessem queda. Com o abalo de um líder, os liderados sentiram o baque.
        Isso é fato: quando o líder fraqueja, tropeça ou cai, aqueles que estão sob sua orientação e responsabilidade sentem o impacto. Já ouviu esse provérbio: se o líder senta, os liderados deitam, se o líder deita, os liderados dormem? Fato.
            Muitas vezes acusamos pessoas ou grupos por determinadas atitudes, mas não vemos a raiz dessa ação. O presidente de um clube esportivo – e a torcida – acusam e xingam atletas e técnicos pelas derrotas, mas, em muitos casos, o culpado é o próprio presidente e a diretoria. Afinal, são eles que fazem as contratações de todos os funcionários do clube, inclusive dos atletas.
            Se queremos mudanças – em quaisquer entidades, de todos os segmentos – o correto é cobrar das autoridades, das lideranças, tais ações. Uma liderança forte produz liderados confiantes e convictos de suas responsabilidades. O objetivo traçado pode não ser alcançado de imediato, todavia com uma liderança eficiente é questão de tempo. 

2 comentários:

Blog Desafiando Limites disse...

olá!

obg por seguir meu blog, estou retribuindo.

bons posts, ótimas reflexões, Deus te abençoe e continue assim.

gde abço, apz.

wally.

Nando Jesus disse...

Obrigado, Wally!
Na paz.