quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comportamento

Europa se rende ao jeitinho brasileiro

Ah, o jeitinho brasileiro... Ele sempre está por aí. Incrível como cada povo tem suas peculiaridades, seus hábitos e costumes.
Os ingleses são conhecidos mundialmente pela sua pontualidade - e também pelo famoso chá das cinco. Os norte-americanos pelo patriotismo. Os italianos são conhecidos pela paixão demonstrada até mesmo em uma partida de futebol. Já os brasileiros são conhecidos em vários aspectos: futebol, samba, alegria, carnaval...
Só que quero destacar uma peculiaridade nossa: o jeitinho brasileiro. A típica malandragem tupiniquim. Essa que foi conhecida mundialmente com a criação do personagem Zé Carioca pelos estúdios Disney. O desenho "Aquarela do Brasil" o apresenta com o Pato Donald.
O jeitinho brasileiro é visível em ações simples do nosso cotidiano. Vou citar algumas. Faça um teste, reflita se você mesmo já não fez algo semelhante ou presenciou.
Cortar a fila, fingir que está dormindo no transporte público para não ceder lugar a um passageiro especial, não devolver o troco que veio a mais, aproveitar que o patrão está ausente e literalmente “relaxar” no serviço, colar na prova da escola, curso ou faculdade...
É, reclamamos dos políticos, mas esquecemos que eles são representantes do povo. Eles se elegeram sozinhos? Quem votou neles? A afirmação “cada povo tem o governo que merece” pode ser forte, mas em certas ocasiões não soa como verdade?
Muitos de nós brasileiros se estivéssemos no lugar deles, no Poder Público, agiríamos da mesma forma. Aproveitaríamos a oportunidade de “dinheiro fácil” para complementarmos a renda.
Um fato interessante ocorreu quarta numa partida de futebol. O jogo era o primeiro de dois, entre os dois maiores clubes da Espanha (Real Madrid e Barcelona) valendo uma vaga na final da Champions League (Liga dos Campeões da Europa). Para quem não conhece esse é o maior torneio de clubes de futebol do Velho Continente.
O jogo se encaminhava para um empate. De um lado o time mais badalado do mundo, do outro uma equipe de estrelas com um técnico renomado. O zagueiro do Real Madrid, Pepe, brasileiro naturalizado português, deu uma espécie de “voadora” no lateral Daniel Alves, também brasileiro. Foi uma falta forte. O lateral, ainda em queda livre, gritava de dor. A imagem dele segurando a canela e gritando demonstrava que a falta foi realmente forte. Daniel Alves foi retirado de maca. Pepe, naturalmente, foi expulso.


Esse fato mudou a partida. Com um jogador a menos o dono da casa, Real Madrid, não conseguiu segurar o badalado time do argentino Messi. Nosso vizinho fez dois gols. Real Madrid 0x2 Barcelona. Uma grande partida de futebol.
Detalhe: após ser retirado de maca, Daniel Alves voltou correndo para a partida. Obviamente a “entrada forte” não foi tão forte assim. O programa de TV espanhol "Punto Pelota" divulgou o vídeo em câmera lenta da falta. Ah, o jeitinho brasileiro... Daniel Alves, antes de ser tocado pela “voadora luso-brasileira” de Pepe, recolhe a perna e grita de dor. Sim, grita de dor antes mesmo de ser tocado. Na verdade nem o foi. A falta não ocorreu.


O Real Madrid foi punido pela entrada desleal de Pepe. O jogador foi punido por uma suposta falta que poderia quebrar a perna do adversário. A intenção era desleal. O nome do jogo não foi Messi, o melhor jogador do mundo por dois anos seguidos. Ele fez um gol que mostrou agilidade e habilidade, e o segundo, digno de aplausos de pé, mas não foi o craque da partida.
           Daniel Alves o foi. Em uma partida que estava equilibrada ele mudou tudo. Não com um passe genial, ou um gol de Pelé. Foi somente com o jeitinho brasileiro. Me engana que eu gosto.

Nenhum comentário: