segunda-feira, 30 de maio de 2011

Corrupção/Futebol


Fifa: o poder que emana da bola



O presidente da Fifa, Joseph Blater, demonstrou hoje o poder que a maior entidade do futebol mundial possui. Irritado com as perguntas dos jornalistas sobre os escândalos de corrupção envolvendo membros da entidade - inclusive o próprio Blater e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira – foi ríspido com os jornalistas na sala de imprensa da Fifa, em Zurique, Suiça.
Blatter está sendo acusado de comprar votos para sua reeleição na presidência da Fifa. Pediu veemente respeito da imprensa à “família Fifa”, afirmando que não existe nenhuma crise, e a eleição não será adiada.
“Eu lamento os acontecimentos dos últimos dias que causaram grandes danos da Fifa. Um desapontamento para os fãs do futebol. A Fifa é forte o suficiente para resolver os problemas dentro da Fifa. O futebol não está em crise. Nós não estamos em crise, estamos apenas enfrentando algumas dificuldades que serão resolvidas dentro da nossa família”, discursou Blatter.
O presidente da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), Jack Warner, fez as denúncias sobre as irregularidades na entidade. A Inglaterra, anteriormente, denunciou Blatter e Teixeira por compra de votos na eleição para as próximas sedes de Copa do Mundo da Fifa: Rússia e Qatar.
Um mês antes da Copa de 2010, o economista Stand du Plessis, da Universidade de Stellenbosch, alertou ao jornal Mail & Guardian sobre os riscos que a África do Sul corria. “Alguns desses estádios simplesmente não poderão cobrir as despesas. Por isso trarão prejuízos”, afirmou.
Para a realização de uma Copa do Mundo de futebol da Fifa, o país cede não somente teu território, mas toda uma logística e isenção de impostos. Promessas de que as cidades somente terão ganhos com esse investimento é notório. Só que não é bem assim. A África do Sul, sede da última Copa da Fifa (sim, Copa da Fifa) não obteve a mudança radical do país após a Copa.
O evento custou à África do Sul cerca de US$ 7,3 bilhões. O país ganhou com o turismo, mas agora possui dez “elefantes brancos” (estádios de futebol), que mais dão prejuízo do que lucro. A violência não parou durante a Copa, só não foi noticiada.
São Paulo perdeu a oportunidade de ser sede da imprensa na Copa de 2014. As autoridades constituídas da cidade parecem não se importar com isso. O local poderia ser o Anhembi. Só que o local precisaria ficar livre para a Fifa no mínimos seis meses antes da Copa das Confederações em 2013. A cidade de São Paulo teria que transferir alguns dos eventos do Anhembi para outros locais.
Quarta-feira ocorrerá votação para presidência da Fifa. Joseph Blatter concorrerá sozinho. Isso mesmo, ele é candidato único. Intentará o quarto mandato consecutivo. Seu concorrente, Mohammed Bin Hamman, presidente da Confederação Asiática de Futebol, desistiu da candidatura após denúncias de corrupção. Foi suspenso da Fifa, temporariamente. Jack Warner, presidente da Concacaf, foi suspenso domingo pelo Comitê de Ética da entidade
            Futebol não é somente a alegria do povo. É negócio. Por sinal muito lucrativo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educação

O desabafo de uma professora
Amanda discursou que não pode salvar o Brasil
 com uma lousa e um giz na mão

A professora Amanda Gurgel fez um discurso impactante diante de deputados e de uma secretaria da Educação no Rio Grande do Norte, apresentando seu salário de R$ 930 e criticando o pouco investimento em educação no país.

“Não agüentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo e sai governo e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo Estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade”, desabafou a educadora.

Diante de tal discurso qualquer comentário meu é obsoleto. Veja, ouça e reflita sobre o presente e o futuro do nosso Brasil.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prisão do diretor do FMI realça o papel do líder

Strauss-Kahn sendo preso nos EUA (Jewel Samad - AFP)

                
               A prisão do dirigente-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), o francês Dominique Strauss-Kahn, nos Estados Unidos, por acusação de agressão sexual e tentativa de estupro contra uma camareira de hotel (e nova acusação de uma jornalista francesa que declara ter sido vítima dele em 2002), fez com que as bolsas de valores pelo mundo tivessem queda. Com o abalo de um líder, os liderados sentiram o baque.
        Isso é fato: quando o líder fraqueja, tropeça ou cai, aqueles que estão sob sua orientação e responsabilidade sentem o impacto. Já ouviu esse provérbio: se o líder senta, os liderados deitam, se o líder deita, os liderados dormem? Fato.
            Muitas vezes acusamos pessoas ou grupos por determinadas atitudes, mas não vemos a raiz dessa ação. O presidente de um clube esportivo – e a torcida – acusam e xingam atletas e técnicos pelas derrotas, mas, em muitos casos, o culpado é o próprio presidente e a diretoria. Afinal, são eles que fazem as contratações de todos os funcionários do clube, inclusive dos atletas.
            Se queremos mudanças – em quaisquer entidades, de todos os segmentos – o correto é cobrar das autoridades, das lideranças, tais ações. Uma liderança forte produz liderados confiantes e convictos de suas responsabilidades. O objetivo traçado pode não ser alcançado de imediato, todavia com uma liderança eficiente é questão de tempo. 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Terremotos de informação


 

            Cidadãos da cidade de Roma deixam hoje a capital italiana praticamente vazia por causa de uma profecia sobre um terremoto previsto para acontecer hoje. Segundo informações da agência de notícias Reusters, muitos trabalhadores faltaram, o trânsito está tranqüilo e os hotéis na zona rural estão lotados.
            O profeta, Raffaele Bendandi, era um sismólogo amador que adquiriu fama por “errar” em apenas dois dias um terremoto na Itália em 1923, na região do mar Adriático.
            Cientistas afirmam que é possível prever o local de um terremoto, mas jamais a sua data e horário.
            A notícia do terremoto foi espalhada por blogs e programas de TV. Até o momento nenhum abalo sísmico foi dectado.
            Na era da informação o medo também alcança rápido a todos. Qualquer boato pode desencadear uma série de fatos. Vimos isso na eleição para presidente do Brasil no ano passado. Os boatos mudaram o rumo da eleição que poderia ter sido vencida pela presidente Dilma Roussef, no primeiro turno, levando José Serra ao segundo.
            É bom analisarmos tudo o que vemos e ouvimos. Na era da informação, ser enganado é um risco.

terça-feira, 10 de maio de 2011

The Mountain


    O video "The Mountain" (A Montanha) está fazendo sucesso na internet. Ele tem 170 horas de imagens da Via Láctea feitas do alto da montanha El Teide, a mais alta da Espanha. Em apenas um mês, mais de 8 milhões de pessoas já viram o video nos sites You Tube e Vimeo. O fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd fez tal proeza passando uma semana no alto da montanha. Sorgjerd afirmou à BBC, TV estatal de Londres, Inglaterra, que dormiu o total de somente dez horas nesse período.
    Em meio a um mundo rodeado por notícias ruins, veja algo que o homem ainda não conseguiu destruir.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mártir

Al Qaeda vingará mártir Bin Laden

(Terroristas da Al Qaeda no sul do Afeganistão / Reuters)

            A Al Qaeda, grupo terrorista mais temido do mundo, liderada pelo terrorista Osama Bin Laden, reconheceu nessa sexta a morte de seu líder pela força especial SEAL, da Marinha dos Estados Unidos da América, em território do Paquistão.
            Como anunciado pela CIA o risco de represália foi confirmado. O governo dos EUA, em posse de celular e documentos de Osama, anunciou que a Al Qaeda planejava atentado terrorista em território norte-americano no dia 11 de setembro desse ano, data em que seria feita homenagem após 10 anos aos mortos na tragédia que vitimou mais de 3 mil pessoas no país, numa série de ataques com aviões supostamente comandados por terroristas fundamentalistas islâmicos.
            As agências internacionais de notícias, Press e Reuters, divulgaram respostas de terroristas em sites islâmicos e em vídeo sobre a suposta morte de Osama Bin Laden. Como citei em artigos anteriores: a comemoração dos norte-americanos seria seguida por medo e terror de um ataque iminente. Leia abaixo trechos do anúncio da vingança.
            “Mesmo se a notícia do martírio de Osama Bin Laden for verdade, isso não vai mudar nossa política de jihad (guerra santa)... Se for verdade que ele está morto, isso nos dará mais motivação para continuar nossa jihad”. “O martírio de Osama Bin Laden não vai afetar nossa estratégia e não nos afastará de nossa meta. Vamos continuar com nossa jihad e nosso sacrifício contra os infiéis até o dia do julgamento final, e vamos vingar nossos mártires”, afirmou um combatente no sul do Afeganistão.
            ”O sangue de Bin Laden permanecerá, com a permissão de Alá Todo Poderoso, uma maldição que persegue os americanos e seus agentes, e irá atrás deles dentro e fora de seus países”, disse a rede militante Al Qaeda, em comunicado divulgado em fóruns islâmicos na Internet, e traduzidos pelo serviço Site.
            “Sua felicidade irá se transformar em sofrimento, e seu sangue irá se misturar com suas lágrimas', disse a Al Qaeda.
            “Fazemos um apelo ao nosso povo muçulmano no Paquistão, em cuja terra o xeque Osama foi morto, para levantar e revoltar-se para limpar essa vergonha que tem sido associada a eles por um grupo de traidores e ladrões... E em geral, para limpar seu país da imundície dos americanos que espalham a corrupção dentro dele”.
            “Afirmamos que o sangue do xeque dos mujahedins, Osama bin Laden, é mais precioso e valioso para nós e para todo o muçulmano, por isso não vamos permitir que seja derramado em vão. (...) Uma maldição vai perseguir os americanos e seus seguidores dentro e fora de seus países. Muito em breve, com a cooperação de Deus, suas alegrias vão se misturar às suas lágrimas”.
            “Nem os Estados Unidos nem seus moradores vão ter segurança até que gozem dela nossos familiares nos territórios palestinos, e os soldados do islã vão seguir planejando e preparando-se sem descanso”, juramento que foi feito por Bin Laden.
            A nota da chefia geral da Al Qaeda tem o título: “Comunicado sobre a morte do xeque Osama bin Laden”. “Foste bom em vida e morreste como um mártir, leão do islã, xeque geral da jihad no mundo”.
             Preciso comentar? Como disse Arnaldo Jabor ontem: "vamos ver as cenas do próximos capítulos".
Fonte: Reuters e Press

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Política

Brasil pode ter 2 novos Estados


          Nesta quinta-feira a Câmara dos Deputados aprovou simbolicamente a realização de plebiscitos no Estado do Pará para a criação de dois novos Estados. Serão eles chamados de Carajás e Tapajós, caso o plebiscito os aprove. Ambos seriam separados do Pará. A realização do plebiscito para Carajás já foi aprovada, quanto a Tapajós, ainda voltará para o Senado.
            Foi reservado do orçamento desse ano R$ 8,6 milhões para os plebiscitos, segundo o deputado Giovanni Queiroz (PDT – PA).  Carajás terá 39 municípios, e Tapajós, 27.
            “Tocantins e Mato Grosso do Sul, que foram desmembrados, estão hoje em situação melhor. Tocantins era antes o corredor da miséria goiana”, afirmou o deputado, favorável ao desmembramento.
            “A criação de mais Estados não necessariamente fortalece a federação e melhora o atendimento à população; vai haver uma demanda de aparato administrativo”, afirmou o deputado Chico Alencar (Psol – RJ), contrário ao plebiscito.
            A preocupação do deputado do PSOL é referente aos gastos públicos que virão por atacado: novos governadores, deputados, senadores, secretários, assessores, assembléias, juizados, fóruns, tribunais, prédios, sedes...
            Os reais interesses ainda me são obscuros. Preciso de fato averiguar, mas existem prós e contras nessa questão. A maior preocupação é se tal façanha será de fato útil para o povo. Afinal, democracia é o governo do povo, e esse precisa ser o real beneficiado, e não os interesses de partido A ou B, político de esquerda, direita ou centro. Só que como Papai Noel não existe, e Coelhinho da Páscoa não traz ovo de chocolate, vamos ver o que vai acontecer na terra onde pisou Cabral.    

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Morte de Osama

Onde está o corpo, Obama?



            Para minha satisfação o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, respondeu meu questionamento, se Osama morreu de fato, de uma forma eficaz: não vai mostrar a foto do terrorista. A alegação é de que a imagem é forte e pode aumentar o sentimento de antiamericanismo pelo mundo, e de que o corpo foi jogado ao mar para evitar peregrinação ao corpo do saudita. Sentido, obviamente faz, mas não convence.
            Impossível não vir à minha memória a acusação de que o ditador Sadam Hussein tinha em seu domínio armas de destruição em massa para poder invadir o Iraque. Foi comprovada a farsa. A ida do homem à Lua ainda rende questionamentos. Inclusive entre os próprios norte-americanos. Existe uma teoria até sobre o 11 de Setembro que divide o país. Muitos não acreditam que foi Osama Bin Laden o mentor do ataque ás Torres Gêmeas do World Trade Center. Pode parecer um absurdo para você tal raciocínio, mas não é para alguns norte-americanos.  Existem protestos nos EUA sobre a chamada “farsa do 11 de Setembro”. Inclusive debates e documentários são feitos sobre os segredos da “América”.
            Reportagens sobre tais fatos você não vai ver na grande imprensa do Brasil – infelizmente. Tudo é encarado como meras “teorias conspiratórias”. Investigue, busque informações, seja curioso, não se atenha aos fatos que empurram para você. Questione.

            Recomendo três documentários para você:
  • “Fahrenheit – 11 de Setembro”, do polêmico diretor Michael Moore;
  •  “Uma Verdade Inconveniente”, do ex-vice presidente dos EUA, Al Gore;  
  • “11 de Setembro – Eles já Sabiam”.
            Esses documentários, assim como muitos outros que você não vai assistir na TV aberta, nos trazem uma nova visão sobre os fatos. Não os prego como verdade incontestável, apenas os recomendo para que você tenha um senso crítico, procure saber todos os lados, todas as versões de uma história. É um erro acreditarmos em tudo que vemos e ouvimos sem investigar. Não acredito em opinião pública, mas sim em opinião publicada.
            A morte de Osama serve como exemplo, quantas contradições... Em campanha de reeleição de Obama, em baixa, Bin Laden morre. Por que realmente o corpo do saudita foi jogado ao mar? Se os EUA querem que o mundo acredite que ele de fato morreu por que afinal não mostram a foto de uma vez por todas? Como o governo do Paquistão não sabia do paradeiro de Osama, estando esse em uma “zona militar”? Um helicóptero da Marinha caiu por “falha técnica” ou foi derrubado por um segurança do terrorista? Houve realmente um tiroteio? Uma esposa de Bin Laden foi usada por ele como escudo humano, depois não era mais esposa, depois não foi usada mais? O saudita morreu com um tiro na cabeça após reagir, depois não reagiu mais, depois não estava armado?  
            Como escreveu Willian Shakespeare: “há mais mistérios debaixo do céu do que supõe nossa filosofia”.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Guerra ao Terror

Elvis afirma que Osama não morreu. 
Obama nega



            Perguntas sem resposta: se Obama morreu, e o corpo foi lançado ao mar para evitar afrontas ao Islã, por que muçulmanos afirmam que esse “sepultamento no mar” não é prática do Islamismo? Obama estava com sua credibilidade caindo á cada dia nos Estados Unidos da América, o provável concorrente Donald Trump estava rindo á toa, e, de repente, Osama Bin Laden é assassinado pelo marinha dos EUA em operação dos comandos especiais SEALs ? Houve troca de tiros e todos foram atingidos na cabeça, inclusive uma mulher que foi usada como escudo humano pelo terrorista saudita, um helicóptero ianque caiu por “falha técnica”... Foi o que de fato aconteceu? Ainda bem que não estavam procurando armas de destruição em massa. Ufa!
            O tempo sanará minhas dúvidas. Assim espero. Fato é que a comemoração dos norte-americanos com a morte do algoz é ingênua, apesar de esperançosa. Como a CIA alerta: agora o cuidado será redobrado, pois a Al Qaeda e outros grupos terroristas intentarão contra-atacar.
            Osama agora é mártir. Assim como surgiu uma nova era após o fatídico 11 de Setembro - pode parecer novidade para você, mas não são todos nos EUA que acreditam que Bin Laden foi o responsável, só que isso é outra história – o mundo terá mudanças. A repentina paz vai cessar com novos ataques terroristas. Exagero? Aguarde. Para um terrorista como Bin Laden morrer não é derrota, pois morreu lutando contra o “mal”, a civilização judaico-cristã-ocidental. Osama é um herói, um mártir!
            Já o presidente Obama sai fortalecido dessa história. Um ponto a mais na corrida para a reeleição. Seu prestígio estava caindo dia após dia.
            Vou aguardar as cenas dos próximos capítulos para ver onde essa história vai chegar. 2011 mal começou e já está assim.
            Depois de “Elvis não morreu” e o corpo de Michael Jackson que ninguém viu, agora jogam o do Bin Laden no mar e não mostram a foto do falecido? Francamente, facilitem as coisas.