domingo, 27 de março de 2011

Seleção Brasileira

Era Mano: 
Brasil vence Escócia, mas não convence
Neymar salvou a Seleção, e destaque de Lucas contra a frágil Escócia



*Por Fernando Jesus

A Seleção Brasileira venceu a fraca seleção da Escócia com 2 gols de Neymar, mas não convenceu ainda. Após derrotas para Argentina e França (ambas pelo placar de 1 a 0) a equipe de Mano Menezes ainda não apresenta um padrão de jogo mais eficiente.
O atacante do Santos foi o destaque da partida realizada no Emirates Stadium, estádio do Arsenal da Inglaterra. No primeiro tempo era notório que ele estava mal posicionado: estava buscando a bola pela ausência de um camisa 10 eficiente que municiasse o ataque. Jadson e Renato Augusto não convencem. Leandro Damião, atacante do Internacional de Porto Alegre, não fez gol, mas comprovou que é um exímio cabeceador.
Daniel Alves, Ramires, Thiago Silva e Lúcio mostraram a eficiência que lhes é peculiar. André Santos teve boa atuação, mas o técnico do Brasil deixou bem claro que contava com o lateral Marcelo do Real Madrid que está contundido.
As ausências de Ganso e Kaká são notadamente sentidas pela falta de um meia armador. Lucas (do São Paulo) entrou no 2º tempo e mostrou que a vaga de titular é realmente sua. Duas arrancadas que quase terminaram em gol. Na última ele deixou Jonas na cara do gol após jogada individual, e o atacante perdeu bisonhamente. Lembrando os tempos de má fase em que perdia gols incríveis pelo Grêmio.
A defesa brasileira e o meio campo são fortes com jogadores como Lúcio, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Daniel Alves, André Santos, Elano, Ramires e Lucas (Liverpool). O ataque pode ser melhor escalado e montado, deixando claro que algumas contusões prejudicaram a escalação de Mano Meneses.
Kaká (se voltar à boa fase), Ganso, Lucas, Neymar, Nilmar (machucado), Hulk (sempre que convocado joga somente nos minutos finais) e Luís Fabiano (que mostrou seu valor na Copa e pode render mais à seleção).
           Mano é respeitado na CBF, mas não convenceu ainda como técnico da Seleção. A vitória contra a Escócia (uma seleção tipicamente européia com marcação forte, mas sem eficiência no ataque) mascara os erros do treinador. Mano é protegido pela CBF, resta saber por quanto tempo. Ou se realmente mostrará na Seleção a mesma capacidade que teve em treinar o Corinthians mostrando eficiente futebol nas conquistas da Série B, do Paulistão e da Copa do Brasil.

Nenhum comentário: