quarta-feira, 16 de março de 2011


Ameaça nuclear: 
vale à pena correr esse risco?




O risco de contaminação por radiação na área de Fukushima, no Japão, traz à tona a indagação se vale à pena a humanidade correr tamanho risco para usufruir da energia nuclear. Existem outros meios viáveis de se conseguir energia sem agredir o meio ambiente e colocar em perigo os seres humanos, como a energia eólica (que provém do vento).
A cada dia o temor dos japoneses, que era de um novo grande terremoto e de tsunâmis aumenta, só que dessa vez com o agravante de uma contaminação radioativa. Tal temor chegou a outros países.
Jay Carner, porta-voz da Casa Branca, demonstrou preocupação com a crise, segundo informou o jornal “Folha de São Paulo”: “A situação é muito grave nessa usina nuclear. Estamos muito preocupados, oferecemos ajuda ao Japão e temos especialistas auxiliando e avaliando informações de forma independente”.

       Resta saber quando o homem vai parar de brincar de ser Deus não medindo as conseqüências de suas ações. Corrermos tal risco é viável por conta de criação de energia mais barata e “teoricamente” mais limpa? Se os riscos de Fukushima forem sanados tudo será jogado no mar do esquecimento e o homem continuará sua busca por um crescimento econômico inconseqüente? Veremos, obviamente, se sobrevivermos por mais tempo.

3 comentários:

Erlon Andrade disse...

O homem é sábio aos próprios olhos e com isso tolices são realizadas em nome do desenvolvimento e da ciência.
Mas a realidade é só busca de poder, não importando quem sofrerá os danos.
Hoje o povo japonês vive esse drama, assim como já foi drama dos russos.
Todo o desenvolvimento nuclear, cedo ou tarde trás consequências desastrosas.
Seria necessário os líderes mundiais reverem esse tema enquanto há tempo.

Nando Jesus disse...

Concordo com você, Erlon!

Amigas Perólas disse...

Infelismente o homem é um ser destrutivo...As histórias de suas gerações passadas, vem nós provar isso.
Temos é que pedir a Deus que tenha piedade de todos nós...novamente!