segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Herodes, Herodíades e a Terrível Execução de João Batista

Cobiça: serpente

Herodes, o tetrarca (chefe ou governador de uma tetrarquia, governante de um quarto, de um território dividido em quatro partes cada uma com um governador, nesse caso a Judeia - Israel dos tempos de Jesus), reinava em Israel sob o domínio do Império Romano. A fama de Jesus se espalhou e chegou aos seus ouvidos. O rei disse aos seus oficiais que Jesus na verdade era o profeta João Batista que havia ressurgido dos morto, e por isso tinha grandes poderes - era essa a sua análise. E como foi então a morte de João Batista?

O rei Herodes tomou para si Herodíades (esposa de seu irmão Filipe). João Batista condenou tal atitude: "Não te é permitido tê-la por mulher". Somente não foi condenado à morte pois o rei tinha medo da reação do povo, afinal Batista era considerado profeta.

Na festa de aniversário do rei, a filha de Herodíades (chamava-se Salomé segundo o historiador Flávio Josefo) dançou agradando-o. Tanto se agradou da dança que prometeu dar a ela qualquer coisa que pedisse. Herodíades então dá uma tenebrosa ideia à Salomé, e ela acata: "Dá-me aqui num prato a cabeça de João Batista". O rei se entristeceu, todavia sua palavra (a palavra do rei) não poderia voltar atrás. Então João Batista foi decapitado no cárcere, a cabeça trazida num prato foi entregue à Salomé, e por fim, à sua mãe Herodíades. 

Os discípulos de Batista enterraram seu corpo e foram anunciar o fato à Jesus. O Mestre ao saber da morte do profeta partiu de barco para um lugar afastado. Quando multidões souberam disso resolveram seguir pela praia o seu barco que navegava ao lado da costa.

Minha reação: não cobiçar aquele, aquela ou aquilo que é do meu próximo; e estar pronto para anunciar o Evangelho mesmo que suas verdades firam o orgulho meu e de outrem. Como a multidão seguiu o barco (à pé) quando viu o Mestre que eu possa seguí-lo.

Minha oração: Senhor Jesus, nos encoraje a sempre enfatizarmos as suas leis, e sabermos que uma delas é contra o adultério. Herodes cobiçou, tomou a mulher de seu irmão e não deu ouvidos ao teu servo João Batista. Que sejamos como o profeta: mesmo que as pessoas se virem contra nós por causa dos seus mandamentos, nos fortaleça, para que anunciemos a tua Palavra.


QT Momento Devocional
05/02/2018
Mateus 14.1-12


Flaviane, Ana & Fernando Jesus

Nenhum comentário: