quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Morre Billy Graham, o Maior Evangelista dos Tempos Modernos

*Por Fernando Jesus

Billy Graham em 2005 (Henny Ray Abrahams/AP)

Aos 99 anos o evangelista William Franklin "Billy" Graham Junior (1918-2018), conhecido mundialmente, faleceu hoje, dia 21 de fevereiro, quarta-feira, às 7h46 em sua residência em Montreat (Carolina do Norte - Estados Unidos da América). O evangelista sofria de Mal de Parkinson. Ficou conhecido mundialmente por suas mais de 400 cruzadas evangelísticas, transmissões simultâneas e manifestações evangelísticas em estádios esportivos e parques. 



Casamento: Ruth, 13 de agosto de 1943 (AEBG)

Estima-se que em 60 anos de ministério, Graham tenho pregado a 215 milhões de pessoas pessoalmente e em 185 países por meio de suas cruzadas, programas de rádio, TV, linhas telefônicas, satélites, internet, videos, filmes e 34 livros. 

Jovens para Cristo: aos 27 anos inicia as cruzadas (AEBG)

Nascido em 7 de novembro de 1918, Billy Graham foi batizado aos 16 anos, formou-se em Teologia na Faculdade Wheaton e ordenado pastor batista em 1939. Suas mensagens eram sempre focadas na salvação por meio de Jesus Cristo. Nasceu em família cristã, mas antes da "conversão" preferia o beisebol à religião. "Eu detestei ir à igreja", disse Graham. 

Chicago, 1962: Martin Luther King Jr. (AEBG)

Porém em 1934 se converteu em um avivamento liderado pelo evangelista itinerante Mordecai Flower Ham. "Eu me opus ao evangelismo. Mas finalmente fui persuadido por um amigo [para ir a uma reunião] e o espírito de Deus começou a falar comigo noite após noite. Uma noite, quando o convite foi dado para aceitar Jesus, acabei dizendo: 'Senhor, eu vou'. Eu sabia que estava indo em uma nova direção". 

"Uma referência moral, espiritual e teológica para nossa geração" (José Gonçalves)

Família: casado com Ruth Graham desde 1943, tendo 5 filhos, 19 netos e 28 bisnetos. Os filhos Franklin Graham e Anne Graham Lotz (evangelistas) estão dando continuidade aos trabalhos do pai. 


Cruzada de Los Angeles em 1949: conversões em massa

Foi um dos mais influentes pregadores do século XX, figurou na lista de pessoas mais influentes do mundo pela revista Time por anos, foi conselheiro de diversos presidentes norte-americanos tornado-se capelão não oficial da Casa Branca para todos os presidentes desde Harry Truman (1945-1953), e se encontrou com diversos líderes mundiais.

"Eu tenho uma mensagem: que Jesus Cristo veio, ele morreu em uma cruz, ele ressuscitou, e ele nos pediu para nos arrepender de nossos pecados e recebê-lo pela fé como nosso Senhor e Salvador, e se o fizermos nós temos perdão de nossos pecados" (Billy Graham, na cruzada em Flushing Meadowns Corona Park, Nova York)

Orando com os assessores do presidente Harry Truman (1950)

Após os ataques terroristas do fatídico "11 de Setembro de 2001" Graham consolou seu país e o mundo ao discursar na Catedral Nacional em Washington. Realizou três conferências globais em Amsterdã, Holanda (1983, 1986 e 2000). Reuniu cerca de 23 mil evangelistas de 208 países e territórios para treiná-los como pregadores do Evangelho. 

Yoido Plaza em Seul, Coréia do Sul: 1,1 milhão de pessoas

Dentre os 185 lugares onde pregou estão de Addis Abeba, Etiópia a Zagorsk,na Rússia; Wellington, Nova Zelândia até a Catedral Nacional em Washington, Estados Unidos. A maior audiência ao vivo de suas cruzadas foi em 1973 no Yoido Plaza, em Seul, Coréia do Sul, com público com mais de um milhão de pessoas. Uma mostra de porque Graham entrou para a história do Cristianismo e do mundo.

"Cristo pertence a todas as pessoas. Ele pertence ao mundo inteiro... Eu rejeito qualquer credo baseado no ódio... O cristianismo não é uma religião de homem branco e não permita que ninguém lhe diga que é branco ou preto", Graham em Joanesburgo, 1973

Guerra da Coréia: hospitais, igrejas, cidades e aldeias 

Billy Graham deixa um legado de dimensões extraordinárias sobre pregar e viver o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo. Um ministério sem escândalos sexuais, financeiros ou de poder. Eu, como tantos e tantos pregadores e estudantes de Teologia pelo mundo tenho o amado irmão batista como um exemplo de cristão. Em meio a tantas divisões denominacionais e discussões vãs não percamos nosso chamado dado pelo Senhor, como fez e anunciou nosso irmão reverendo Billy Graham: ide e pregai o Evangelho a toda criatura. Combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé.
"Meu avô disse uma vez: você vai ouvir que Billy Graham morreu. Não acredite nisso. Naquele dia eu vou estar mais vivo do que nunca!Vou ter apenas mudado de endereço" (Billy Graham)
Capa da Time em 25 de outubro de 1954
"Meus amigos, hoje meu avô mudou-se das terras dos mortos para a terra dos vivos. Lamentamos que ele não esteja mais conosco fisicamente, aqui na Terra, mas não nos entristecemos como aqueles que não tem esperança. Meu avô investiu toda a sua vida em compartilhar a promessa da eternidade através de Jesus Cristo, e hoje ele teve a oportunidade de ver essa promessa cumprida quando, ajoelhando-se diante de seu Salvador ouviu as palavras: 'Muito bem, servo bom e fiel!'" (Will Graham, neto)  
Juventude do Harlem: Cruzada em Nova York, 1957
Família Graham em 1962 (AEBG)

*Fernando Jesus é Líder de Célula e estudante de Teologia.
 membro da Primeira Igreja Batista em Vila Maria


Fonte:  Associação Evangelística Billy Graham (AEBG) / Gospel Prime / G1 

Nenhum comentário: