quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O mundo se prepara para a Terceira Guerra Mundial?

Foto: JUNG YEON-JE / AFP


O homem e sua sede em "brincar de guerra"... A Coréia do Norte anunciou hoje, quarta-feira, que fez um teste bem sucedido com uma bomba de hidrogênio (bomba H ou bomba termonuclear). Outros países ainda não confirmaram o teste. Os Estados Unidos registraram um terremoto na área onde os norte-coreanos fazem testes nucleares. Autoridades da Coréia do Sul relatam ter ocorrido uma explosão no local. Evitando os termos técnicos a potência de uma bomba de hidrogênio equivale a de 50 bombas atômicas como as que arrasaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra. Porém, alguns especialistas afirmam que os dados sísmicos não indicam uma explosão compatível com uma provocada por uma bomba H. Uma ameaça vazia de um ditador louco? O que o futuro nos reserva?
Israel versus Palestina; Daesh (Estado Islâmico) versus Ocidente e Israel; Irã versus Arábia Saudita, Bahrein, Sudão e Iêmen; Rússia versus Otan - Turquia, Iraque e Síria no "jogo da guerra"; Coréia do Norte e China versus Estados Unidos da América (EUA), Coréia do Sul e Japão...
As implicações políticas, históricas, religiosas e geográficas são vastas. Uma guerra não começa do dia para a noite. Resquícios da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, de outras guerras, de tempos remotos da humanidade - como árabes e judeus brigando desde Isaque e Ismael, Esaú e Jacó; do Império Otomano que a Turquia fazia parte e hoje seu presidente articula uma guerra onde sairia vencedor sem usar armas. Um país como os EUA que por omissão e irresponsabilidade permitiram a ascensão do Daesh/Estado Islâmico em sua mania de "impôr a paz" com a guerra. Brigas por poder, território, pelo petróleo do oriente.
Pode não ser hoje - isso tem que ser visto à longo prazo - todavia é fato que o mundo se prepara para uma Terceira Guerra Mundial. Questão de décadas? Anos? Não existe somente um barril de pólvora nessa era, mas vários: o Oriente Médio com sua instabilidade já comum, o Pacífico em constantes ameaças, um Daesh que não atua mais somente na Síria e no Iraque mas chegou ao Ocidente, uma América com rivalidade cada vez mais acentuada entre seus membros, uma Europa em crise e transição, uma África em guerras intermináveis, a Oceania que tem aliados e parceiros comercias e já viu o terrorismo.
Vejo o desenrolar dos fatos da história da humanidade. Acompanho. O que o futuro nos reserva?

Nenhum comentário: