sábado, 4 de dezembro de 2010

Violência

O poder público manda o crime

organizado “sair”

A união das polícias civis e militares e das Forças Armadas

prova que algo poderia ter sido feito - há muito tempo

Por Fernando Jesus

Uma ação digna do cinema de Hollywood. Assim pode ser definida a guerra contra o tráfico nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. A secretaria de segurança pública perpetrou uma ação efetiva contra o tráfico. Pela primeira vez os populares das comunidades apoiaram em sua imensa maioria a ação das forças de segurança públicas. Provavelmente por estar cansada do domínio dos traficantes com suas próprias leis e punições, e por agora sentir segurança devido aos esforços conjuntos para aniquilar o domínio do tráfico em regiões onde a imensa maioria é composta por cidadãos de bem.

Polícia civil e militar esqueceram nesse momento suas diferenças e brigas por poder e status e se uniram em prol de algo maior do que essa, digamos, rivalidade. Em primeiro momento foi solicitado apoio logístico da Marinha (tanques de guerra e fuzileiros vieram auxiliar). Após esse fato helicópteros blindados da Aeronáutica e 800 soldados do Exército, juntamente com tanques de guerra e armamento pesado foram enviados ao Rio de Janeiro. Parafraseando o presidente Lula, “nunca na história desse país” houve uma ação tão poderosa contra o crime organizado. Algo a se aplaudir, não deixando de investigar os casos de abuso cometidos por maus policiais contra o cidadão de bem. Moradores denunciam arrombamentos, quebra-quebra generalizado nas casas e furtos.

Os moradores, como citado, dessa vez colaboraram com as forças de segurança. Não foram queimados pneus e não foram feitos protestos contra as ações policiais. Desta vez notou-se um maior envolvimento de todos em prol da paz e segurança mútua. Só que em meio à essa guerra declarada ao crime organizado uma pergunta ficou no ar: se sabiam a solução por que algo não foi feito antes?

Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Essa provavelmente é a resposta. Para a realização de eventos de tamanha envergadura no Brasil foi assegurado reforço na área de segurança junto à Fifa e ao COI (Comitê Olímpico Internacional). Algo precisava ser feito. E finalmente o está sendo. Para a população pouco importam as reais intenções, o que importa é que os moradores das comunidades carentes tenham uma vida mais digna. Poucos acreditavam, mas agora ficou evidente: a maioria dos habitantes das preconceituosamente chamadas “favelas” e suas casas de “barracos” é constituída por cidadãos de bem, donas de casa, trabalhadores e estudantes. Pessoas simples que moram em regiões sem condições dignas de sobrevivência não por opção, mas pela falta da mesma.

As comunidades sejam entregues a quem esse território de fato pertence. Quanto “aos outros”? Que peçam pra sair.

nandug3@hotmail.com

12 comentários:

Marcus Alencar disse...

Pode até parece clichê, tal qual como frase de impacto cinematográfica (aproveitando o gancho do primeiro parágrafo) mas quando todos se unem em prol do bem comum e esquecendo suas diferenças a possibilidade do ``bem vencer o mal`` é maior. E a esperança aumenta, é claro, mesmo que tudo isso seja feito tardiamente e motivado por outras razões.

Nando Jesus disse...

Partilho do mesmo princípio, Marcus. Obrigado pelo comentário.

Nando Jesus disse...

Valeu brother! Também serei frequente no teu blog.
Abraço.

Diva 30 Anos disse...

é clichê, mas.. mais união e mais apoio = mais paz! fato.



Nando, seu blog recebeu um selo de qualidade é só conferir lá no meu blog.

fica na paz!

gostei mto daqui

Nando Jesus disse...

Obrigado pelo comentário, Diva.
Que bom que gostou. É bem-vinda.
Também receberá um selo de qualidade.
Beijo.

july disse...

Fê, parabéns !
Os seus posts estão cada vez melhor.Me sinto feliz em ver seu crescimento intelectual.sinto-me orgulhosa pela sua amizade.abraços.

Nando Jesus disse...

Obrigado, July!
Fico feliz por continuar lendo e gostando.
Obrigado pela amizade e carinho.
Abraço.

Valdinei Fernandes disse...

a paz do Senhor, que bom que uniram forças para fazerem o bem, parabens a todos, muito bom seu blog estou seguindo, visite o meu www.pbvaldineifernandes.blogspot.com

Rafael Rocha disse...

Opa gostei muito desse espaço aqui vou visitar sempre ei vou até te seguir

Nando Jesus disse...

Obrigado, Rafael.
Abraço.

Erlon Andrade disse...

Excelente Matéria.
Porque não agiram há anos atrás?
Há muito ainda que ser feito com relação a segurança, e acredito que o passo inicial foi dado, mas é bom não esquecer que para toda tropa existe um lider.
Os que fugiram ou foram presos são formiguinhas se comparado ao "Líder" que ainda ninguém descobriu quem é, ou mesmo procuraram saber.
Confira matéria sobre o assunto.

http://www.oquedeustemfeitoemtuavida.net/2010/11/mas-agora-porque-nao-antes.html

Nando Jesus disse...

Obrigado, Erlon!
Pessoas poderosas e influentes estão por trás da criminalidade. Quem financia as guerras? Tudo o que está encoberto um dia será revelado. O Wikileaks é prova disso.